sábado, 26 de março de 2011

Estagiário Y

O fabuloso dia a dia de um profissional em início de carreira

A vida é um sopro
Dia desses, acordei cansado. Tudo estava doendo: joelhos, costas, cabeça… Estava em cacos. Detalhe: não tinha bebido, não tinha ido à academia. Não tinha feito, absolutamente, nada de diferente no dia anterior. No meio do dia tive um almoço. Sentei em uma mesa, por sorte, com várias mulheres mais velhas. Conversa vai, conversa vem, a mais animada delas vira para mim e diz: “quase não venho hoje. Há três dias eu estava no baile, dancei tanto que fiquei com o quadril doendo. Tive que ir ao pronto-socorro tomar injeção”. Pasmem, ela tem 84 anos. Ela era animação pura.
Ao lado esquerdo da animada menina de 84 anos, estava uma sorridente moça sentada em uma cadeira de rodas – dessas motorizadas, que como disse um amigo meu, “depois do patinete, é o meio de transporte mais cool que eu já vi”. Ela não parava de sorrir. Era incrível. Me contou que já teve derrame e depressão. Mas estava ali, firme e forte. Tinha mais uma na mesa. Essa falava pouco. Fazia poucos comentários.
Ao fim do almoço, fiz questão de ir dar um beijo em cada uma e agradecer pela injeção de ânimo que me deram. A terceira delas, a mais quieta, me disse algo sensacional, ao meu ver. “Temos pouco tempo de vida. Não mais que cinco anos. Precisamos aproveitar cada minuto”. Um tapa na cara. Melhor: uma surra. Eu ainda tenho, pelo menos – se tudo der certo e eu estiver dentro das estatísticas – mais 60 anos de vida. Se eu não aproveitar cada minuto, viverei 60 anos em um vazio pronfundo. Viverei inutilmente.
Aquilo me bastou. De hoje em diante vou sorrir mais – muito mais do que já sorria. Vou aproveitar cada segundo. Como comentei com elas na mesa, sinto falta de poder aproveitar mais. Estamos fazendo tudo correndo. “Como vai a vida”, um pergunta. “Corrida, como sempre”, o outro responde. É sempre esse o diálogo. Vamos parar com isso? Vamos nos aprofundar mais? É preciso ir mais a fundo nas relações  e no tempo. Que acabem esses cafezinhos rápidos para colocar o assunto em dia. Vamos tomar café com calma, deixar o tempo correr de verdade. Garanto que a nossa produtividade aumentará muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário