sábado, 26 de março de 2011

Qual a importância de um Diagnóstico Organizacional?

As consultorias, com o uso de metodologia específica, conseguem realizar uma leitura de cenário abrangente e fundamentada, permitindo à organização identificar pontos fracos e deficiências das mais diversas ordens.
Através de pareceres, análises, conclusões e relatórios (muitos com dados estatísticos e evidências encontradas), a organização dispõe, a partir do diagnóstico, de um importante instrumento, uma verdadeira jóia, que a auxiliará em suas tomadas de decisão e em suas ações futuras.
Normalmente as organizações recorrem às consultorias quando a doença já se alastrou bastante, ou para implementações pontuais, sejam de modelos de gestão (BSC, Governança Corporativa, etc., etc.), sejam de ferramentas ou sistemas que tenham agregado os serviços de consultoria (ERP, CRM, SCM, BPMS, B.I.), seja para a implantação de alguma Prática em voga no mercado, enfim. Contudo, jamais pensam em consultoria como algo preventivo, ou talvez até, preditivo. Sim, preditivo pois, porque não se adota a rotina de um diagnóstico situacional a cada 2 a 2 anos, ou de 3 em 3 anos ?
Não devemos confundir consultoria (diagnóstico) com auditoria. São escopos diferentes, eventualmente com conclusões semelhantes.
Por minha experiência, posso garantir que um diagnóstico agrega um valor imensamente superior ao custo do mesmo, propiciando “leituras” extremamente eficazes, não nos esquecendo também da grande diferença existente entre Preço e Valor.
A experiência, a visão externa, o background do consultor, trazem resultados e pareceres muitas vezes até inesperados junto ao contratante, pois sabemos que a rotina organizacional não permite tempo para parar, repensar, analisar, dentro de uma visão integrada e metodológica, pois na maioria das vezes, profissionais internos (analistas, gestores e etc.) que poderiam estar com estas atribuições, estão normalmente apagando incêndios e com outras prioridades.
Muitos Planos de Ação, muitas Iniciativas, acabam ficando pelo caminho, em razão de outras prioridades surgidas na dinâmica empresarial. Nada mais natural. No entanto, as mesmas não devem ficar engavetadas, empoeiradas. Ao menos, devem ser rediscutidas, pautadas, lembradas, para quem sabe algum dia virem a ser implementadas, logicamente, se ainda estiverem dentro do Plano Estratégico da organização.
A única coisa certa é a mudança e, dentro da complexidade a cada dia maior, uma atenção mais cuidadosa deveria ser prestada aos “check-ups”, elaborados por especialistas.
Lembrem-se: a prevenção ainda é o melhor remédio.

Fonte: vitoralbertoklein.wordpress.com

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